Páginas

domingo, 21 de abril de 2013

Calendário de mobilizações dos Trabalhadores em Educação é deliberado

Calendário de mobilizações é deliberado PDF Imprimir E-mail
Notícias - Destaque
Escrito por Everson Teixeira   
Qua, 10 de Abril de 2013 09:00

Atividades, que fazem parte da 14ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, têm início com a intensificação das mobilizações nos locais de trabalho.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação convoca todos os profissionais do ensino para as mobilizações que serão realizadas neste mês de abril.  Este ano, a Semana de Educação da CNTE coincide em tema e data com a Semana de Ação Global, que no Brasil é coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, da qual a CNTE faz parte.

Seguindo a agenda mundial, a CNTE e seus sindicatos filiados debaterão com a categoria e a sociedade brasileira, entre os dias 22 e 26 de abril, a importância da valorização dos/as trabalhadores/as em educação para a realização do direito à educação com qualidade e equidade.

O objetivo é chamar a atenção dos governos, de todas as esferas administrativas, para a importância de se cumprir integralmente a Lei do Piso do Magistério e de se valorizar todos/as os/as trabalhadores/as em educação com salário digno, carreira atraente, jornada compatível com as demandas profissionais e condições adequadas de trabalho.

No estado, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) apresentou a programação durante a última assembleia, realizada na segunda-feira (08). A categoria aprovou o calendário de atividades que tem início com a intensificação das mobilizações nos locais de trabalho. Acompanhe o calendário:

9 a 19/4 - Intensificação das mobilizações nos locais de trabalho em defesa e promoção do direito a educação e da valorização dos profissionais da educação.

18/4 - Ato Publico Nacional em Maceió/AL.

19/4 - Plenária dos/as Administrativos/as da Região Metropolitana do Recife.

19/4 - Debate sobre a valorização dos/as profissionais da educação infantil, FUNDAJ/Derby.

22/4 - Lançamentos da XIV Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Publica, a partir das 9h, com coletiva a imprensa na sede do SINTEPE e nas sedes dos Núcleos Regionais e Municipais.

23/4 - GREVE NACIONAL, com atos públicos em frente as Gerências Regionais de Educação e na Secretaria Estadual de Educação, a partir das 9h.

24/4 - GREVE NACIONAL, com ocupação das casas legislativas (Câmaras dos Vereadores e Assembleia Legislativa de Pernambuco) – na ALEPE, usando camisa vermelha, a partir das 14h.

25/4 - GREVE NACIONAL, com debate sobre a crise econômica mundial e a educação no Brasil e na Espanha, às 14h, no Centro de Educação da UFPE.

26/4 - Seminário Ação Mundial pela Valorização dos/as Profissionais da Educação, na Sede do SINTEPE, 9h às 17h, na Sede do SINTEPE.

30/4 - Participar das atividades referentes ao dia do/a trabalhador/a, promovidas em conjunto com o Fórum dos Servidores e a CUT.

Carência e desvalorização

Em Pernambuco, faltam profissionais da educação nas escolas públicas das redes municipais e estadual. A política educacional aplicada pelo governo estadual prejudica a população pernambucana. Entre as medidas é possível destacar a situação do quadro funcional. A redução do pessoal efetivo e a ampliação da contratação temporária na Secretaria Estadual da Educação torna precário o trabalho dos profissionais da educação e nega o direito à educação dos estudantes.
Em 2007, primeiro ano de governo, o quadro de profissionais chegava a 41.492 efetivos. Em 2012, sexto ano de governo, houve uma redução no quadro de pessoal efetivo, chegando a 28.428 trabalhadores em educação. Neste mesmo período o número de contratos temporário saiu de 5.810 para 15.987, chegando ao número alarmante de 21.081 contratações temporárias no ano de 2009.

As condições de trabalho são precárias e ausência de políticas que fortaleça a participação da comunidade escolar geram constantes mobilizações dos trabalhadores, estudantes e familiares dos alunos das escolas públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário