Páginas

domingo, 18 de abril de 2010

PIBIC na FUNESO

O QUE É O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA?
Pode-se dizer que a Pesquisa é a base do conhecimento. Assim sendo é importante que o Ensino Superior, mais que o Básico, incuta em seus usuários a prática da pesquisa, pois não se concebe uma instituição de Ensino Superior sem essa prática.
Acreditando nesse pressuposto a Coordenação do Núcleo de Pesquisas e Convênios FUNESO / UNESF decidiu implantar um programa de Iniciação Científica baseado em uma de suas Diretrizes de seu Projeto Político Pedagógico – a pesquisa como princípio Educativo da Prática Docente – demonstrando que o Ensino deve ser fundamentado na realidade, o que trará para o aluno uma maior competência na resolução dos problemas que terá de enfrentar quando estiver no exercício de sua profissão.


COMO PARTICIPAR?
O aluno que quiser participar do processo de seleção para o Programa de Bolsa de Iniciação Científica deve se encaminhar à sala do PIBIC (ao lado do setor financeiro) com uma idéia formada da área ou linha de pesquisa que optou.
A inscrição será feita mediante a entrega em mãos do formulário específico, devidamente preenchido, assinado e acompanhado da documentação exigida, onde será protocolada. A documentação exigida consta de:

• Projeto de pesquisa;
• Curriculum vitae, modelo Lattes do CNPq (www.cnpq.br), do(s) aluno(s) bolsista e voluntário(s);
• Termo de Compromisso do Orientador e de cada aluno;
• Histórico escolar reduzido (de cada aluno);
• Cópia do RG e CIC (de cada aluno).
A renovação da bolsa não é automática, devendo ser requerida no início de cada ano, quando do novo período de inscrição.
Os projetos encaminhados para análise e que envolvam direta ou indiretamente os seres humanos, conforme a Resolução nº 196/96 do Ministério da Saúde, deverão cumprir as exigências dos Comitês de Ética em Pesquisa, onde, além do formulário padrão, deverá conter:

- Análise crítica de riscos e benefícios;
- Critérios de inclusão e exclusão;
- Folha de Rosto (Modelo do Ministério da Saúde);
- Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

PROCESSO DE SELEÇÃO
A seleção será realizada pela Comissão de Iniciação Científica da Coordenação de Pesquisas da FUNESO, composta por professores doutores ou mestres que façam parte do quadro funcional da FUNESO que julgará os projetos de acordo com critérios a serem definidos pela Coordenação do Núcleo de Pesquisas da Instituição. A consultoria ad roc poder´vir a ser um dos recursos para a concessão da quota de bolsa solicitada.Obs.: nota inferior a 7,0 no projeto, ou no plano de trabalho, ou no relatório ou no EIC da FUNESO, eliminará o candidato do processo.Para efeito de concessão de bolsa(s), serão avaliados:

• Projeto de pesquisa – peso 3;
• Plano de trabalho – peso2;
• Curriculum vitae (Lattes) do orientador – peso 3;
• Histórico escolar do aluno – peso 2.

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO PIBIC?
a) Incentivar a participação dos estudantes de graduação em projetos de pesquisa, para que desenvolvam o pensamento e a prática científicos com a orientação de pesquisadores qualificados;

b) Estimular pesquisadores produtivos a engajarem estudantes de graduação no processo acadêmico, otimizando a capacidade de orientação à pesquisa;
c) Qualificar recursos humanos para os programas de pós-graduação e aprimorar o processo de formação de profissionais para o setor produtivo;
d) Contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores;
e) Contribuir para que, na próxima década, diminuam as disparidades regionais na contribuição das competências científicas no país;
f) Estimular o aumento da produção científica.

FALE COM O PIBIC
O Programa de Bolsa de Iniciação Científica funciona de 9h às 15h.

O núcleo de atendimento se localiza no Núcleo de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Para falar conosco ligue (81) 3054-1968 / 3054-1990 Ramal 2003, ou mande e-mail para pesquisa.funeso@uol.com.br ou pibic@funeso.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário