Páginas

domingo, 18 de abril de 2010

Leitura = Compreensão + Interpretação

Esquema da aula: Leitura = Compreensão + Interpretação.

LEITURA:


1) COMPREENSÃO:
a) (RE)CONHECER; IDENTIFICAR.
b) O QUE O TEXTO NOS DIZ?
c) OBJETIVIDADE
d) ÚNICA
e) SÍNTESE
f) PARÁFRASE
g) RESUMO.

2) INTERPRETAÇÃO:
a) ULTRAPASSAR; RELACIONAR.
b) O QUE NÓS DIZEMOS AO TEXTO?
c) SUBJETIVIDADE
d) VÁRIAS
e) ANÁLISE
f) CRÍTICA
g) RESENHA.

Obs. 1: A leitura é composta por esses dois processos: distintos; mas interdependentes.
Obs. 2: A compreensão e a interpretação são as duas faces de uma mesma moeda (a leitura). Estão sempre próximas/juntas; mas, não se equivalem.
Obs. 3: A compreensão é única; as interpretações são várias. Tantas quantas forem as leituras.
Obs. 4: A interpretação depende da compreensão. Se não houver uma boa compreensão, as interpretações podem ser equivocadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário