Páginas

domingo, 18 de abril de 2010

Estratégias de Leitura

O ato de ler ativa uma série de ações na mente do leitor pelas quais ele extrai informações. Essas ações ou “estratégias de leitura” passam, em sua maioria, desapercebidas na consciência. Elas ocorrem simultaneamente, podendo ser mantidas, modificadas e/ou desenvolvidas durante a apropriação do conteúdo.

São as seguintes as estratégias de leitura:
ANTECIPAÇÃO: São hipóteses que o leitor levanta, antecipando informações com base nas “pistas” que vai percebendo desde antes da leitura. Durante a leitura confirma-se ou não a predição.
SELEÇÃO: É o ato de selecionar o que interessa do conteúdo do texto. Nem tudo o que está escrito é igualmente útil para a compreensão. Escolhem-se alguns aspectos relevantes e ignoram-se outros. É o que acontece quando, ao ler, “pula-se” certos trechos.
INFERÊNCIAS: São os complementos que o leitor fornece ao texto a partir de seus conhecimentos prévios. É tão freqüente o uso dessa estratégia que é comum o leitor não se lembrar se determinado aspecto estava explícito ou implícito no texto.
AUTOCONTROLE: É a atitude permanente do leitor, que consiste em fazer a “ponte” entre o que ele supõe (antecipação, seleção, inferência) e as respostas que vai obtendo a partir do texto. Trata-se de avaliar as antecipações e inferências, confirmando-as ou refutando-as, com a finalidade de garantir a compreensão.
AUTOCORREÇÃO: É o momento de repensar a(s) hipótese(s) anteriormente levantada(s), construir outras e retomar as partes anteriores do texto, para fazer as devidas correções, quando as expectativas geradas pelas estratégias de antecipação não são confirmadas. É o caso do leitor que “volta” para corrigir certas passagens.


Há uma relação dialética entre usar estratégias de leitura e interpretar um texto. Emprega-se uma estratégia porque se está entendendo o texto; entende-se bem o texto porque as estratégias estão sendo aplicadas.

Adaptado de: COCCÓ & HAILER. Análise, Linguagem e Pensamento. São Paulo: FTD, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário