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quinta-feira, 29 de abril de 2010

Cursos do Programa Estudos da Cultura na FUNDAJ

DIRETORIA DE CULTURA
COORDENAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DIFUSÃO CIENTÍFICO-CULTURAL (CADIF)

PROGRAMA ESTUDOS DA CULTURA:
FORMAÇÃO EM ARTE E CULTURA CONTEMPORÂNEAS


SEMINÁRIOS AVANÇADOS 2010

OBJETIVO GERAL: Estabelecer um espaço de reflexão e produção, na forma de seminário avançado, que estimule a discussão e formulação de pensamento crítico e conceitual sobre temáticas relacionadas à cultura contemporânea. Os cursos oferecidos irão propiciar o estudo, a pesquisa, a produção e difusão do pensamento crítico e conceitual sobre diversos aspectos da contemporaneidade, estabelecendo relações entre os diversos campos do conhecimento e as diversas linguagens utilizadas no campo da cultura. O programa atende a missão de formação e capacitação de profissionais.

CURSO 1: HISTÓRIA, CULTURA E PÓS-MODERNIDADE: AS SEDUÇÕES DO EFÊMERO

Pretende discutir os problemas históricos da contemporaneidade, dentro da articulação da modernidade com as perspectivas de redefinição de seus paradigmas e dos seus projetos, enfatizando alternativa da comunicação dos saberes como caminho para construir novas trilhas para a produção da Cultura e da História e a possibilidade de romper com as fronteiras que limitam a interdisciplinaridade.

PROFESSOR: ANTONIO PAULO REZENDE – É Pós-doutor em História pela Universidade de São Paulo –USP. Atualmente é professor adjunto 2 da Universidade Federal de Pernambuco e consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - FACEPE, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e da FAPESP, membro do conselho editorial das revistas SAECULUM-PROGRAMA DE PÓS EM HISTÓRIA UFPB e da - CLIO-NORDESTE-HISTÓRIA-PROGRAMA DE PÓS-HISTÓRIA-UFPE. Atua como líder do grupo de pesquisa Cultura, Memória e Modernidade ligado ao CNPQ. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história, cultura, imaginário, modernidade e cidade.

PERÍODO: 12 de maio a 21 de julho de 2010

VAGAS: no máximo 20 alunos

HORÁRIO: quartas-feiras, das 14h às 18h.

CURSO 2: E SE AS IMAGENS NÃO EXISTISSEM? DISCUTINDO REGISTROS VISUAIS E SUAS PASSAGENS ENTRE ARTE, ÉTICA E ENCANTAMENTO

O curso se propõe a refletir sobre a produção e interpretação de registros visuais pré-fotográficos, fotográficos e pós-fotográficos. Esses registros são também imagens que conferem significação aos sentidos do mundo. Assim, como uma transvisão, eles se integram de tal forma à coisa criada que vemos muito mais as imagens como objetos, questionando se ela é ou não é fabricação e preterindo o lugar do observador. Por isso é que, no mundo contemporâneo, estas reflexões merecem a ação investigativa dos mais variados campos do saber.

PROFESSORA: FABIANA BRUCE - Doutora em História (2005-UFPE) e mestre em Antropologia (1998-UFPE) Atualmente é professora adjunta I (História Moderna e Contemporânea) do Curso de História, do Departamento de Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal Rural de Pernambuco - DLCH/UFRPE e do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura Regional/UFRPE. Tem experiência na área de pesquisa e ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: cidades, patrimônio cultural, teoria e história da fotografia, teoria da imagem e ensino de história.

PERÍODO: 07 de maio a 23 de julho de 2010

VAGAS: no máximo 20 alunos

HORÁRIO: sextas-feiras, das 14h às 18h.

CURSO 3: CRÍTICA E VALOR CULTURAL

Que critérios são acionados quando falamos de qualidade artística? O que define o bom gosto, o mau gosto, o belo, o kitsch, o brega, o tosco? O que está em jogo quando julgamos produtos culturais? Quem diz que o que é bom ou ruim? Será que o conceito de “arte” ainda é válido para aferir qualidade estética? Essas questões formam a base das motivações para a discussão de estratégias de avaliação estética dos produtos culturais e artísticos. No curso, serão debatidos casos da música, do cinema, da literatura e da televisão (e outros) nos quais o julgamento de valor estético se materializa em críticas e argumentos que evocam pertencimentos, identidades, filiações e rejeições. Espera-se contribuir para o aprofundamento das análises e dos debates sobre qualidade cultural, adensando estratégias argumentativas e problematizando pontos de vista estáticos, moralistas ou conservadores que perpassam a esmagadora maioria da atividade de crítica cultural em sites, blogs, jornais, revistas, televisão e até mesmo em conversas cotidianas em bares, cabeleireiros, supermercados, almoços familiares e festas.

PROFESSOR: FELIPE TROTTA - Professor adjunto do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui Bacharelado em Música - Habilitação em Composição (Uni-Rio, 1996), Mestrado em Música (Uni-Rio, 2001) e Doutorado em Comunicação e Cultura (UFRJ, 2006). Como pesquisador, tem desenvolvido principalmente temas ligados à circulação da música na sociedade, interpretando as relações entre estética e mercado, consumo e experiência cultural, sobretudo nos aspectos relacionados às estratégias de construção de valor.

PERÍODO: 02 de agosto a 18 de outubro de 2010

VAGAS: no máximo 20 alunos

HORÁRIO: segundas-feiras, das 14h às 18h

CURSO 4: CORPO E CULTURA

O objetivo deste curso é promover uma discussão acerca das transformações e influências que o corpo humano vem sofrendo no mundo contemporâneo, reconhecendo as ambigüidades que circulam entre suas práticas. Em algumas circunstâncias o corpo é o protagonista do discurso da qualidade de vida, do cuidado de si, da boa forma e do bem-estar. Ao mesmo tempo, o corpo se torna palco de constrangimentos justificados pelos mitos à beleza, magreza e eterna juventude. Pretendemos abordar temáticas que ajudem a identificar alguns elementos que colocam o corpo nesse e em outros paradoxos contemporâneos, onde, por um momento, ele é adorado como imagem e em outras circunstâncias suas formas e práticas são consideradas praticamente um desvio de conduta. Para tanto, convidamos os interessados a lançar um olhar sobre as relações que são travadas sobre o corpo, através de uma perspectiva histórica, pedagógica e social.

PROFESSORA: MARIA HELENA LIRA – É mestre em Educação (UFPE-2009) e possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2005). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE e professora substituta da mesma instituição, com experiência na área de Educação e Educação Física, pesquisando temas relacionados à corporeidade e a educação.

PERÍODO: 04 de agosto a 27 de outubro de 2010

VAGAS: no máximo 20 alunos

HORÁRIO: quartas-feiras, das 14h às 18h

Obs.: Os coordenadores dos cursos formularão convites a outros profissionais especializados nos temas enfocados para que se engajem nas discussões com o grupo em sessões específicas.

PERÍODO DE INSCRIÇÃO:

Cursos 1 e 2, até o dia 30 de abril (presencial).
Cursos 3 e 4, até 2 de julho (presencial).

Ficha de Inscrição disponível no site:
http://www.fundaj.gov.br/.

PÚBLICO-ALVO: Estudantes da graduação e pós-graduação, artistas, jornalistas, pesquisadores, curadores, críticos e professores.

DURAÇÃO: Encontros semanais durante três meses.

VALOR: Gratuito.

Documentação:
- Ficha de inscrição preenchida. Disponível no site
http://www.fundaj.gov.br/.
- Currículo atualizado com foto.
- Carta de intenção.

LOCAL: Coordenação de Capacitação e Difusão Científico-Cultural – CGCADIF

Rua Henrique Dias, 609. Derby. Recife-Pernambuco. CEP: 52010-100

Fone: 81. 3073-6659/81. 3073-6670 / E-mail: cadif@fundaj.gov.br

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