Páginas

quarta-feira, 28 de março de 2012

I Fórum CinEscola

SEGUNDA ETAPA DO FÓRUM CINESCOLA REÚNE EDUCADORES E ESTUDANTES

O Fórum promoverá debate sobre as relações do audiovisual com a educação e orientará na elaboração de projetos para aplicar a temática em sala de aula.

Dividido em dois módulos, o I Fórum CinEscola promove discussões que levam educadores e estudantes de artes, ciências sociais, pedagogia e comunicação a observarem os produtos audiovisuais como uma possível e infinita ferramenta educacional e discutir sua aplicabilidade. Após a realização de um primeiro encontro no início do mês, a segunda etapa acontece nos dias 30 e 31 de Março, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena.

Devido ao sucesso do primeiro encontro, a organização do evento decidiu abrir inscrições para os interessados em participar do segundo momento do Fórum, redistribuindo a carga horária. Serão mais de 10 horas de atividades pensadas para promover a reflexão sobre as interações entre o audiovisual e a educação. O encontro será dividido entre aulas presenciais e elaboração de projetos. Nomes de peso do cenário pedagógico vão dividir suas experiências com educadores e estudantes sobre como a utilização do cinema pode resultar em um bom instrumento didático.

Entre as presenças confirmadas está a escritora e professora Inês Teixeira (UFMG), um dos nomes mais pertinentes no que tange cinema e educação, a socióloga Lourdes Atié, da Idéias Futuras, empresa de consultoria educacional e o realizador Adailton Medeiros (RJ), diretor executivo da primeira sala popular de cinema totalmente digital do Brasil, o Ponto Cine.

Posteriormente os participantes irão criar um projeto didático, individual ou coletivo, que tragam como temática a relação do audiovisual com os educandos. A partir deste, uma atividade prática será desenvolvida, e em seguida avaliada através de um relatório. Para garantir participação, basta fazer pré-inscrição gratuitamente pelo e-mail forumcinescola@gmail.com, preenchendo os seguintes dados: nome completo, instituição de ensino (onde estuda ou ministra aulas), telefone, endereço e número de RG.

O Fórum é uma realização do Programa CinEscola, coordenado pela professora e produtora cultural Andréa Mota, que compartilha sua curadoria com as educadoras Liz Ramos e Silvana Marpoara. O projeto que tem o incentivo do Edital do Audiovisual/ Funcultura/ Secretaria de Cultura/ Governo de Pernambuco, conta com a co-produção do Centro de Atitudes, da Eixo Audiovisual e o apoio das Secretarias de Educação do Recife e de Pernambuco.

PROGRAMAÇÃO I FÓRUM CINESCOLA – INTERAÇÕES AUDIOVISUAL EDUCAÇÃO

TEMA: O OLHAR ATIVO – O AUDIOVISUAL NA APRENDIZAGEM

DIA 30 DE MARÇO DE 2012 (SEXTA-FEIRA)
19h – O cinema na escola: Inês Teixeira MG
20h – Relato: Realizando em 1 minuto: Alice Gouveia PE

DIA 31 DE MARÇO DE 2012 (SÁBADO)
9h – Elaborando um projeto para uso na escola: Lourdes Atié SP
11h - Relato de Experiências - Ponto Cine: Adailton Medeiros RJ
14h – Estimulando o olhar ativo (Relatos de Experiência)
Mídias Educativas: Laís Xavier PE
Rede Limpa de Exibição: Adailton Medeiros RJ
Aurora Filmes: Sandra Ribeiro PE
Educação Audiovisual em Portugal e na África: Raquel Pacheco RJ
Fazendo filmes em Itapissuma: Kelly Costa PE
Projeto cineCabeça: Andréa Mota PE

Serviço:
I Fórum CinEscola
Dias 30 e 31 de março
Local: Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire
Endereço: R. Real da Torre, 299 – Madalena
Inscrições gratuitas pelo e-mail forumcinescola@gmail.com
Informações: (81) 3463-6662 | 9924-3318

Nenhum comentário:

Postar um comentário