Páginas

quarta-feira, 28 de março de 2012

CINECABEÇA 2012

Neste sábado, 24, a partir das 9h30, no Cinema São Luiz foi realizada a sessão de abertura da primeira temporada do projeto cineCabeça 2012 com a exibição do curta-metragem Vida Maria (Márcio Ramos/CE) e o longa Antes que o Mundo Acabe (Ana Luiza Azevedo/RS). O projeto tem como objetivo desenvolver o tripé cultura, educação e sociabilização utilizando o audiovisual como ferramenta de facilitação e estímulo para professores e jovens do ensino fundamental 2 e médio da rede estadual de ensino. Um encontro entre mediadores da ação, professores e gestores das 85 escolas contempladas e os realizadores dos filmes marca o início das atividades de 2012. As sessões para os estudantes têm início em 10 de abril.

“Este ano teremos cinco temporadas com quatro sessões semanais, de terça a sexta-feira, entre os meses de março e novembro, formando uma agenda audiovisual fixa para os estudantes e levando ao cinema aproximadamente 32.000 jovens entre 12 e 18 anos”, comenta Andréa Mota, gestora do cineCabeça.

Promovido pela Secretaria de Educação de Pernambuco, desenvolvido pelo Programa CinEscola e coordenado pelo Centro de Atitudes, com a parceria da Eixo Audiovisual, Mídias Educativas e Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC), o projeto abrange as escolas estaduais do Recife, Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho oferecendo, inclusive, o transporte até o Cinema São Luiz. A Secretaria de Cultura estadual apóia a atividade cedendo a pauta do cinema monumento. O programa contempla escolas de referência e instituições localizadas em áreas vítimas de violência urbana ou em situação de risco social, mapeadas pelo Pacto Pela Vida. Instituições ainda não contempladas e que tenham interesse em participar podem entrar em contato pelo e-mail agendamento@cinescola.com.br.

O cineCabeça capacita os educadores a cada início de temporada, ou seja, a cada novo filme e tema trabalhado. “Esta capacitação é de fundamental importância para o sucesso da proposta. Nossa equipe pedagógica desenvolve apostilas com conteúdo que oferecem subsídios para que a temática abordada nos filmes seja trabalhada pelos professores ao longo do ano”, completa André Stamford, do Centro de Atitudes, coordenador do projeto. O cineCabeça atua em outras duas ações: fomento e formação de cineclubes; fomento e formação de jovens
na área do audiovisual, que serão desenvolvidas a partir do mês de abril.

OS FILMES - No curta de Márcio Ramos, Vida Maria (CE, 09 min, animação, 2006), Maria José, uma menina de 5 anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece.

Já no longa-metragem Antes que o Mundo Acabe (RS, 100 min, ficção, 2009), de Ana Luiza Azevedo, Daniel é um adolescente crescendo em seu pequeno mundo com problemas que lhe parecem insolúveis: como lidar com uma namorada que não sabe o que quer, como ajudar um amigo que está sendo acusado de roubo e como sair da pequena cidade onde vive. Tudo começa a mudar quando ele recebe uma carta do pai que ele nunca conheceu. Em meio a todas essas questões, ele será chamado a realizar suas primeiras escolhas adultas e descobrir que o mundo é muito maior do que ele pensa.

EM 2010 – entre os meses de maio e dezembro de 2010 o cineCabeça atendeu instituições de ensino da região metropolitana com a participação de mais de 25 mil estudantes e seus educadores ao Cinema São Luiz. Duas ações diferenciadas foram executadas semanalmente: a Educativa, que recebeu adolescentes do Ensino Fundamental 2 e Médio e seus educadores para sessões cinematográficas fechadas com desenvolvimento de conteúdo em sala de aula; e a Cineclubista, que acolheu o público em geral nas exibições semanais seguidas de debates, além de realizar oficinas que ensinaram aos estudantes de escolas públicas como montar e manter um cineclube na comunidade.

Programa CinEscola – cinema a serviço da educação Em atividade desde 1998, o programa leva o cinema para junto dos jovens, divertindo-os e sensibilizando-os através da magia da sétima arte, é extremamente conceituado como ferramenta cultural e pedagógica entre os professores. Sua proposta é facilitar a comparação de universos dos participantes, estimulando a reflexão e a expressividade através da diversidade temática dos filmes apresentados.

Centro de Atitudes
É uma associação sem fins lucrativos, de direito privado, que tem como objetivo principal promover a educação através do audiovisual, inter-relacionando educação, cultura, ação social, tecnologia, ciência e economia criativa. Atuando desde 2003, o Centro desenvolveu, entre outros, projetos de digitalização do Diário de Pernambuco e do
Jornal do Commercio, as edições pernambucanas 2010 e 2011 do Festival Internacional de Cinema Infantil. No momento produz o Fórum CinEscola – Interações Audiovisual e Educação.

Eixo Audiovisual
Desenvolve trabalhos em diversas linguagens, sobretudo audiovisual, fotografia e cultura popular. Promove ações de formação (cursos e oficinas de linguagem), produção e pós-produção cinematográfica, de vídeo e produtos para TV, além de projetos ligados ao artesanato.

Federação Pernambucana de Cineclubes - FEPEC
Criada em julho de 2008, durante o 1º Encontro de Cineclubes de Pernambuco, realizado em Triunfo. Objetiva ajudar a organizar e fomentar o crescimento da atividade cineclubista em todo o Estado. Atualmente, com 26 cineclubes filiados, a FEPEC está presente em 14 municípios do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário