Páginas

quarta-feira, 28 de março de 2012

1964: Golpe na Poesia

CAFÉ EM PASÁRGADA
Apresenta

1964: Golpe na Poesia

No sábado 31 de março, no espaço Pasárgada, haverá debate, recital e varal de poesia em torno do tema: 1964, Golpe na Poesia. A mesa redonda é formada por Marco Polo, Welington de Melo e Marcelo Mário de Melo e estão sendo convidados poetas, artistas, jornalistas, militantes da democracia e demais pessoas interessadas. A iniciativa faz parte do Projeto Café em Pasárgada, que tem curadoria do poeta e jornalista Marcelo Mário de Melo.

Além de antidemocrático, antipopular e antinacional, o golpe de 1964 foi também antipoético. No Recife, no dia primeiro de abril tombou na passeata, atingido por tiros de mosquetão, o estudante secundarista Jonas Barros, cantando o hino nacional e escudado na bandeira brasileira. Jovem militante comunista do Colégio Estadual de Pernambuco, Jonas escrevia poemas de muita sensibilidade e leveza.Também foi fuzilado Ivan Aguiar, comunista de Palmares e aprovado no vestibular para Engenharia.

Foram presos no DOPS os poetas Ângelo Monteiro e Albérgio Maia de Farias, que tinha 16 anos. Foi silenciado o jornal O Secundarista, com boa tiragem e impresso em cores, que publicava poemas de Albérgio Maia, Ângelo Monteiro, Marcus Accioly, Luiz Carlos Duarte, tendo como articulistas Agnaldo Silva, José Wilker, Anamárcia Veisencher, Nelson Xavier e Samuel Kraimmer. Os seus colaboradores que não foram presos tiveram que se esconder da repressão ou calar.

A repressão se estendeu a todos os setores da cultura e manteve as suas garras dirigidas para a imprensa, por meio da censura prévia e das perseguições a jornalistas e veículos de oposição ou que apresentavam atitudes de independência. E na mesma proporção se desenvolveu a resistência cultural que através dos anos somou as forças que permitiram superar o período ditatorial e normalizar a vida política do País.

Restos da ditadura ainda existem no Brasil atual, e uma prova disto é a existência de uma Comissão da Verdade, com a tarefa de abrir os arquivos secretos e esclarecer acerca de crimes de tortura, mortos e desaparecidos políticos.

Esperamos você e seus convidados!

Serviço

Data: 31 de março (sábado).
Horário: Das 8h às 12h.
Local: Espaço Pasárgada - Rua da União, 263 - Boa Vista, Recife.
Telefone: (81) 3184 3165 - 8719 5737.
E-mail: pasargada.fundarpe@gmail.com.
Blog: www.espaco-pasargada.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário