Páginas

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Projeto Salão de Saraus - Teatro de Santa Isabel


O Teatro de Santa Isabel orgulhosamente apresenta o Projeto Salão de Saraus que irá unir música erudita e poesia através do CORE.

Dia da abertura: 29/04, no Salão Nobre.

Horário: 17h.

Poeta homenageado: Manuel Bandeira.

Poesia musicada e participação de Edson Nery da Fonseca.

Para quem aprecia assistir a um recital de canto ou um concerto, ou até mesmo algum recital de poesias, poderá desfrutar no dia 29 de abril de 2012 (domingo), às 17h, no Teatro de Santa Isabel, um final de tarde recheado com a integração de duas grandes artes: literatura e música.

É o mais novo formato do projeto salão nobre do Teatro de Santa Isabel, numa parceria por meio de sua diretora Cira Ramos e a Companhia de Ópera do Recife (CORE), que objetiva a integração da poesia e música, cuja curadoria da área literária ficará sob a responsabilidade atriz, produtora cultural e poetisa Sônia Bierbard. A escolha das participações musicais será direcionada pela CORE.

O projeto também visa à inserção recíproca do público ligado à poesia e música, além da formação de novas platéias e valoração dos talentos de nossa terra.

Será um duo poético-musical, e iniciaremos com os poemas de nosso célebre pernambucano Manuel Bandeira, cujas poesias serão recitadas pelo eminente biblioteconomista Édson Néry da Fonseca, e durante toda a programação o Tenor Jefferson Bento e o pianista Glauco César II interpretarão obras musicadas de Bandeira, compostas por compositores eruditos brasileiros como Heitor Villa-Lobos, Jayme Ovalle, José Siqueira, Francisco Mignone, Camargo Guarnieri, entre outros.

Édson Néry da Fonseca (1921, Recife, PE), grande estudioso das obras de Manuel Bandeira, também fundador da Biblioteca Nacional Central da UnB – onde é professor emérito desde 1995 – pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, além de maior autoridade na obra de Gilberto Freyre do mundo, tendo organizado reedições de livros seus, reunindo textos, comentários, vídeos e biografia a respeito dessa figura tão importante para a área, sendo considerado por muitos, o papa da biblioteconomia brasileira.

O tenor Jefferson Bento tem interpretado diversos personagens em óperas no Teatro de Santa Isabel com montagem da CORE, além de ater atuado como solista em vários concertos em nossa capital, levando inclusive nossa música erudita brasileira para apresentar em Hamburgo – Alemanha, em novembro de 2008, na Hochschulemusik, inserindo também obras musicadas de Manuel Bandeira.

O pianista Glauco César II é professor do Conservatório Pernambucano de Música (CPM), formado no Bacharelado em Piano pela UFPE. Foi premiado como melhor intérprete de música brasileira no VI torneio de piano do CPM (2001). Publicou poesias em duas antologias literárias (“vide-verso” da Andross editora SP e o Concurso Literário Valdeck Almeida de Jesus).

Gravou o disco “Maldito” com a extinta banda A Comuna, onde nove composições são de sua autoria, e também o “JMB em Comuna”, com Jomard Muniz de Brito. Com o grupo “Glauco e O Trem” gravou ao vivo o disco “Uivo Vivo”, totalmente autoral com nove faixas. Um ano depois lançou o EP “Notícia Popular”, também com O Trem e mais três faixas inéditas. Atualmente está em músicas inéditas. Realizou recital de piano em diversas cidades brasileiras.

Fonte: www.teatrosantaisabel.com.br/programe-se/em-cartaz-detalhe.php?page_id=1618

Nenhum comentário:

Postar um comentário