Páginas

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Fórum Setorial de Literatura da FUNDARPE elege Comissão de Literatura

Secretário Fernando Duarte abre Fórum Setorial de Literatura

Encontro realizado no Teatro Arraial contou com a participação de vários poetas e escritores

Fazer um planejamento estratégico, eleger prioridades, ver a importância da aplicação de recursos, a regionalização e entender o segmento como um todo. Com essas palavras, o secretário de Cultura do estado, Fernando Duarte, abriu os trabalhos do Fórum Setorial de Literatura, realizado na noite desta segunda-feira, no Teatro Arraial, na rua da Aurora, área central do Recife. “Este fórum faz parte do processo que vai aprofundar tudo que vem sendo levantado sobre a linguagem”, pontuou Duarte.

O secretário declarou estar entusiasmado com tudo que vem sendo realizado até agora na pasta que dirige. Ressaltou que estão sendo construídas linhas de ações de políticas públicas que possam atender às demandas ligadas à literatura. Chegou a pedir um pouco de paciência, enquanto elas não se concretizam, frisando, no entanto, que não se pode deixar a combatividade de lado. “A vida de artista não é fácil e fazer política pública para as artes também não é fácil”, destacou.

Ao final da rápida saudação, Fernando Duarte disse que a arte é revolucionária e despediu-se desejando “boa sorte, boa discussão e vamos ver o que a gente faz”.

Em seguida, o secretário executivo da Secult-PE, Beto Silva, fez o balanço anual das políticas culturais da secretaria e da Fundarpe, apresentando também os projetos e ações realizados e ainda os novos programas, projetos e ações para o próximo ano.

Logo após, o coordenador de literatura da Fundarpe, Wellington de Melo, especificou as ações realizadas pelo setor que comanda ao longo de 2011. Depois, foi iniciado o debate que contou com a participação de escritores, poetas e de outras pessoas ligadas à linguagem. Ao final do debate foi eleita a comissão setorial de literatura que teve a seguinte formação: Elo Criativo (escritores, poetas, ilustradores, tradutores, entidades de classe): Meca Moreno, Valmir Jordão e Alufa Licuta; Elo Mediador (professores, bibliotecários, mediadores de leitura, entidades de classe): Gabriel Santana e Francisco Mesquita; Elo Produtivo (editores, livreiros, distribuidores, produtores culturais, entidades de classe): Altair Leal e Alexandre Melo."


Fonte: http://www.fundarpe.pe.gov.br/secretario-fernando-duarte-abre-forum-setorial-de-literatura

Nenhum comentário:

Postar um comentário