Páginas

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Mais do mesmo...

O ano letivo na rede pública estadual de ensino teve início no dia 2 de fevereiro.
E até agora muitas das escolas estaduais estão sem muitos professores (notadamente de Português e Matemática).
Os alunos têm ido às escolas assistir a uma ou duas aulas (quando têm) e são liberados em seguida.
O descompromisso e o desrespeito do governo estadual para com o alunado continua o mesmo dos últimos anos.
Alunos sem professores se desmotivam ainda mais... e as consequências podem ser danosas para a continuidade do ano letivo.
Mas, o governo de Pernambuco está mais preocupado em investir em propaganda; divulgando dados referentes a uma pequena parcela de escolas - como se elas fossem a realidade de todas as escolas estaduais.
Mais uma vez enrolado na sua própria burocracia, o governo deixou de convocar os concursados aprovados em 2008 e realizou uma seleção para contratar professores - contrariando determinação do Ministério Público. Isso gerou protestos e forçou o governo a voltar atrás e cumprir a lei. Assim, o encaminhamento de professores tornou-se um martírio.
E esse martírio foi reforçado pelo excessivo número de professores devolvidos às GREs, neste início do ano, devido ao fechamento de turmas regulares e criação de turmas do Programa Travessia em várias escolas.
Diariamente, há conflitos, desencontros e desentendimentos nas regionais de Educação, por falta de informação, de educação e de respeito para com os professores.
Além disso, o governador não sinalizou ainda com a revisão do Plano de Cargos e Carreiras, não adiantou nada acerca de reajustes salariais, não implantou definitivamente o Piso Nacional, entre outras tantas questões que tulmutuam o cotidiano escolar.
Enquanto isso, os alunos de muitas escolas estaduais ficam sem aulas. E é sabido que as reposições (quando acontecem) não cumprem fielmente o seu papel.
Ou seja, continua tudo na mesma. É sempre mais do mesmo!!!

Um comentário:

  1. Alguém leu o artigo do Secretário de Educação, Anderson Gomes, "Os avanços da educação", publicado no Jornal do Commercio, no dia 04 de março de 2011??? Comentem!!!

    ResponderExcluir