Páginas

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Vestibular Agendado 2013.2 da FUNESO.




Grande Seresta Literária, no Espaço Pasárgada.



O Espaço Pasárgada (Casa do Poeta Manuel Bandeira) tem a honra de apresentar:

GRANDE SERESTA LITERÁRIA
com o Grupo Quarteto em Poesia

Data: 25 de julho de 2013
Horário: 19h
Local: Jardins do Espaço Pasárgada
Endereço: Rua da União, 263 – Boa Vista – Recife/PE
Entrada gratuita
Informações: 3184 3165 (procurar Carlézio ou Tereza Marinho)

IV Mostra Sesc de Literatura Contemporânea



Sesc promove IV Mostra Sesc de Literatura Contemporânea na Livraria Cultura do Recife

Com realização do Laboratório de Autoria Ascenso Ferreira, do Sesc Santa Rita, a IV Mostra Sesc de Literatura Contemporânea inicia amanhã (23) e segue até sexta-feira (26). Com o tema “Era uma vez a palavra”, a mostra realiza atividades de formação de escritores e leitores, promovendo o encontro destes, para debater os processos criativos das obras e de suas relações entre obra e vida.

A Mostra acontece no auditório da Livraria Cultura do Paço Alfândega, bairro do Recife, com a participação dos convidados Marina Colasanti (RJ), Fabiano Calixto (PE/SP), Xico Sá (CE/SP) e Ronaldo Correia de Brito (CE/PE). Para provocar os diálogos sobre a palavra em tempos pós-modernos, participam também Raimundo Carrero (PE), Sidney Rocha (CE/PE), Maurício Melo Junior (PE/DF), Everardo Norões (CE/PE), Geraldo Holanda Cavalcan ti (PE/RJ), Alexandre Furtado (PE), Marcelino Freire (PE/SP), Antônio Cícero (RJ) e Jomard Muniz de Brito (PE).

Durante o período da Mostra, será oferecida uma oficina de prosa ministrada por Nelson de Oliveira, mais conhecido como Luiz Brás (SP). O escritor, antes conhecido como Nelson de Oliveira, criou uma ficção para a própria vida quando percebeu que sua obra tinha se esgotado. Assim, nasceu Luiz Brás na cidade onírica de Cobra Norato (MS) e seu novo caminho na ficção científica. A oficina acontece de 23 a 26 de julho, das 14h Às 18h, no Sesc Santa Rita, e as inscrições devem ser feitas no ponto de atendimento da unidade com vagas limitadas.


Todas as atividades da Mostra são gratuitas.

PROGRAMAÇÃO

23 a 26/7 (terça a sexta)
14h às 18h
Oficina de Prosa, com Luiz Brás (SP)
Local: Laboratório de Autoria Ascenso Ferreira

25/7 (quinta)
19h
Leitura: Marina Colasanti (RJ). Mesa: Raimundo Carrero (PE) e Sidney Rocha (CE/PE)
Mediação Maurício Melo Junior (PE/DF)
Local: Livraria Cultura

26/7 (sexta)
19h
Leitura: Fabiano Calixto (PE/SP)
Mesa: Everardo Norões (CE/PE) e Geraldo Holanda Cavalcanti (PE/RJ)
Mediação Alexandre Furtado (PE)
Local: Livraria Cultura

27/7 (sábado)
19h
Leitura: Xico Sá (CE/SP)
Mesa com Marcelino Freire (PE/SP) e Cida Pedrosa (PE)
Local: Livraria Cultura

28/7 (domingo)
19h
Leitura: Ronaldo Correia de Brito (CE/PE)
Mesa: Antônio Cícero (RJ)
Mediação Jomard Muniz de Brito (PE)
Local: Livraria Cultura

Programa Mais Cultura nas Escolas



O PROGRAMA MAIS CULTURA NAS ESCOLAS está com inscrições abertas até o dia 10 de agosto de 2013.


O Programa consiste em iniciativa interministerial firmada entre os Ministérios da Cultura (MINC) e da Educação (MEC), que tem por finalidade incentivar o encontro entre experiências culturais e artísticas em curso nas comunidades locais e o projeto pedagógico de escolas públicas, ativas nos Programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador em 2012.


Escola e iniciativa cultural parceira devem elaborar juntas o Plano de Atividade Cultural, seguindo as bases e indicações apontadas no Manual de orientações do Programa Mais Cultura nas Escolas. O diretor da escola deverá entrar no SIMEC com seu respectivo CPF e senha de acesso, clicar na aba "Mais Cultura", preenchendo os dados solicitados nas abas: Dados da Escola; Dados do Diretor; Dados do Coordenador. Para avançar o preenchimento, o cadastrador deverá ter tendo em mãos os dados cadastrais, portfólio (formato PDF até 3MB) e texto com histórico de atuação da iniciativa cultural parceira (até 100 caracteres), bem como o Plano de Atividade Cultural, construído conjuntamente com ela.


Serão consideradas atividades de formação cultural e aprendizado que compreendam as manifestações populares e eruditas que fazem uso de linguagens artísticas como: artes cênicas (circo, teatro, dança, mímica, ópera), audiovisual (cinema, vídeo, TV), música, artes da palavra (literatura, cordel, lendas, mitos, dramaturgia, contação de histórias), artes visuais (artes gráficas, pintura, desenho, fotografia, escultura, grafite, performance, intervenções urbanas);


Escola e iniciativa cultural parceira deverão avaliar juntas quais são os melhores dias, horários e locais para realização do Plano de Atividade Cultural. Desta forma, o desenvolvimento das atividades com os estudantes e a comunidade também será uma deliberação conjunta levando em consideração a disponibilidade dos parceiros, equipeescolar, infraestrutura (local adequado), periodicidade, horários e etc. Essa, e outras questões, estão intimamente relacionadas ao objetivo e aos tipos de atividades propostas no Plano de Atividade Cultural.


Os projetos aprovados receberão entre R$ 20.000,00 e R$ 22.000,00 para custear suas atividades.

Francisco Mesquita - Versão 2013.2.