Páginas

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A LETRA E A VOZ - 2010

O que?
8° Festival Recifense de Literatura: A letra e a voz.

Onde?
Em diversos pólos, no Recife. (Ver programação.)

Quando?
De 22 a 29 de agosto de 2010.

Tema?

Literaturas e Identidades.

Homenageados?

O livreiro Tarcísio Pereira e o escritor Ronaldo Correia de Brito.

Informações (Programação)?
www.recife.pe.gov.br.

Participe(m)!!!

FLIPORTO 2010

O que?
VI Festa Literária Internacional de Pernambuco.

Onde?
Praça do Carmo, Olinda.

Quando?
De 12 a 15 de novembro de 2010.

Tema?
Literatura e presença judaica no mundo ibero-americano.

Informações?
http://www.fliporto.net/.

Participe(m)!!!

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

2° Concurso de Poesia do SINTEPE

"O Sintepe - Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco está comemorando 20 anos de existência. E está programada uma série de eventos para comemorar a data. Um deles é a segunda edição do seu Concurso Nacional de Poesia, com o apoio do Interpoética. O concurso terá premiação em dinheiro aos primeiros colocados e posterior publicação em livro das obras selecionadas.

Este ano o concurso será temático, abordando as duas décadas de luta do sindicato e também assuntos ligados à educação, entre eles a democratização ao acesso e melhores condições de ensino. A estimativa é que o número de participantes deverá dobrar nesta edição 2010, que segue a mesma diretriz de premiação da versão anterior, com as categorias Público em Geral e Trabalhadores em Educação da Rede Estadual de Pernambuco.

As inscrições devem ser realizadas no período de 16 de agosto a 16 de setembro, na sede do Sintepe - Rua General Semeão, 39, Santo Amaro, Recife. Válidas também inscrições pelos correios, desde que obedecido o prazo de entrega. A divulgação dos vencedores será no final de outubro. Maiores informações no site do sindicato www.sintepe.org.br e no Portal Interpoética: www.interpoetica.com. Ou pelo fone: (81) 2127 8858."

Participe(m)!!! Divulgue(m)!!!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Curriculum Lattes - CNPq

O Curriculum Lattes - CNPq é utilizado por todos os pesquisadores e estudantes.
"A Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de currículos e de instituições da área de ciência e tecnologia em um único Sistema de Informações, cuja importância atual se estende, não só às atividades operacionais de fomento do CNPq, como também às ações de fomento de outras agências federais e estaduais.
Dado seu grau de abrangência, as informações constantes da Plataforma Lattes podem ser utilizadas tanto no apoio a atividades de gestão, como no apoio à formulação de políticas para a área de ciência e tecnologia.
O Currículo Lattes registra a vida pregressa e atual dos pesquisadores sendo elemento indispensável à análise de mérito e competência dos pleitos apresentados à Agência.
A partir do Currículo Lattes, o CNPq desenvolveu um formato-padrão para coleta de informações curriculares hoje adotado não só pela Agência, mas também pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País.
A adoção de um padrão nacional de currículos, com a riqueza de informações que esse sistema possui, a sua utilização compulsória a cada solicitação de financiamento e a disponibilização pública destes dados na internet, deram maior transparência e confiabilidade às atividades de fomento da Agência."
Mais informações no site: www.cnpq.br.

Prêmio Benvirá de Literatura

Revelar novos talentos e promover a literatura nacional são propósitos do Prêmio Benvirá de Literatura Ficção 2010.

Com a finalidade de estimular a produção e divulgação das obras de escritores brasileiros, a Editora Saraiva institui o concurso, que também abre uma porta do mercado editorial aos estreantes: o livro selecionado será publicado e distribuído em todo o país.

Autores já publicados ou não, de nacionalidade brasileira, poderão participar inscrevendo uma obra inédita de ficção, de tema livre escrita em língua portuguesa. Cada candidato poderá concorrer somente com 1 (um) original. O livro selecionado será publicado e distribuído em todo o país.

Caberá ao vencedor, além da publicação da obra pelo selo Benvirá, um prêmio de R$30.000,00 (trinta mil reais).

As inscrições deverão ocorrer no período de 12/08/2010 a 30/11/2010, somente através do site http://www.benvira.com.br.

Para mais informações, leia o regulamento, no site!!!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Viver FUNESO 2010

Vem aí o Viver FUNESO 2010!!!

Aguarde a programação!!!

Mais informações no site: www.funeso.com.br ou pelo telefone 3054-1978.

Participe!!!

"Viva eu, viva tu, viva o rabo do tatu"

PROJETO POETAS DA TERRA

ESPETÁCULO “VIVA EU, VIVA TU, VIVA O RABO DO TATU!”

SINOPSE

No mês em que se comemora o Folclore como ciência da sabedoria popular, o Projeto Poetas da Terra, do SESC Santo Amaro, apresenta o espetáculo “Viva Eu, Viva Tu, Viva o Rabo do Tatu!”, baseado em livro homônimo da pernambucana Lenice Gomes. O universo rítmico e musical das parlendas foi harmoniosamente reunido às palavras da escritora, configurando-se numa leitura deliciosa, saudosista, sígnica e sensorial. Na encenação de Neemias Dinarte procurou-se redescobrir, enfatizar e brincar com a sonoridade e singeleza das parlendas, explorando as diversas possibilidades criativas no trabalho com a palavra em cena fisicalizada e expressiva, como expressivas são as diversas modalidades da nossa tradição oral. No elenco, quatro atores darão forma física à obra de Lenice Gomes: Célia Regina, Jefferson Nascimento, Nelson Pontes e Rafaelle Carvalho. O espetáculo busca, através de sons e imagens, levar o público de todas as idades a uma experiência áudio-visual terna e ao mesmo tempo marcante, ressaltando a forte musicalidade e ao mesmo tempo a doçura do jogo de palavras que se observa nas parlendas. No mês do Folclore é significativo conferir esse trabalho que pretende enaltecer e ajudar a preservar os nossos valores culturais, além de encantar os ouvidos e o coração com o ir e vir das palavras carregadas de expressividade popular.

Serviço:

Projeto Poetas da Terra
Espetáculo: Viva eu, viva tu, viva o rabo do tatu!
Texto: Poemas de Lenice Gomes
Encenação: Neemias Dinarte
Dias 11, 12 e 13 de agosto
16h
Teatro Marco Camarotti – SESC Santo Amaro
Entrada Franca

TEXTO DO PROGRAMA
PROJETO POETAS DA TERRA

Criado há quinze anos, o Projeto recebeu o nome de “Poetas em CASA”, para incentivar no público o gosto pela Poesia, expressa de forma inusitada – a cena teatral. Hoje o “Poetas da Terra” se consolida como um importante instrumento de disseminação artística e cultural no cenário da cidade do Recife, além de possibilitar a diretores e atores investigar as “possibilidades cênicas da palavra e do verso”, experimentando diversos estilos e estéticas na dramatização de poemas.
De cunho educativo e formador de platéia, o Projeto conquistou o interesse não só dos Comerciários mas dos amantes das artes e estudantes, fazendo ver que a poesia pode ser muito agradável se, além de lida e ouvida, puder “ser vista”, permitindo ao público reinterpretar a obra poética de autores brasileiros pouco conhecidos.
No Projeto vários poetas foram homenageados, como: Maria de Lourdes Hortas, Jomard Muniz de Brito e Wilma Lessa (1995); Marcus Accioly, Orismar Rodrigues e Maria do Carmo Barreto Campelo (1996); Pedro Américo, Janice Japiassu e Clara Angélica (1997); Dione Barreto (1998); Mirian Asfora (2002); Silvana Menezes, Will Cruz e Vital Correia Araújo (2003); César Leal e Lúcio Ferreira (2004); Telma Brilhante (2004); Cícero Lins (2005); Cida Pedrosa (2007), Wilson Araújo de Souza (2007); Almir Castro de Barros (2008), estes cinco últimos dirigidos por Neemias Dinarte, que tem presença marcante como encenador em várias edições do “Poetas da Terra”.
Flávio Santos

A ENCENAÇÃO

O “Rabo do Tatu”, como intitulei carinhosamente este meu trabalho, me possibilitou vários encontros e reencontros: a força rítmica e musical das Parlendas, devidamente costuradas nos poemas de Lenice Gomes; um bate-papo telefônico com André Neves, que ilustrou o livro homônimo da mesma e que brincava de teatro comigo, em 1995, no saudoso Núcleo de Pesquisa Domínio Público do SESC Santo Amaro, e hoje é um importante escritor e ilustrador de livros infantis; também o feliz encontro com um elenco disposto a mergulhar no mundo das parlendas e fazer brincadeiras em pleno mês do Folclore; ainda, estrear como encenador no Teatro Marco Camarotti, homem que foi “um marco” na minha vida acadêmica e um adorável professor de Dramaturgia. Fisicalizar os poemas de Lenice para inventar brincadeiras com as curiosas coisas do saber popular foi como tecer uma colcha de retalhos, que se vão juntando e formando um mosaico colorido e divertido.
Ouvir o som das palavras, suas repetições, sua graça e musicalidade nos inspirou a construir oito quadros, que se revezam entre o lúdico, o poético, o popular e o sublime. Num tempo em que a palavra é assassinada pela velocidade e voracidade da tecnologia, é bom ainda desfrutar dos sentidos que ela pode transmitir aos olhos, à alma e ao coração. Vivas, então: à poesia, ao teatro, ao tatu, à brincadeira e à vida, que a arte deixa imitar! Viva nós, viva vós, viva eu, viva tu, viva o rabo do tatu!
Neemias Dinarte